Resenha: As aventuras de Sherlock Holmes – Sir Arthur Conan Doyle

Perfeito!

Também da Editora Martin Claret eu já li Os Arquivos de Sherlock Holmes e A volta de Sherlock Holmes, são ótimos, se você não leu e gosta de Sherlock tem que ler, e agora esse que acabei de ler As aventuras de Sherlock Holmes, também é fascinante, esse três livros são compostos por contos, então a leitura é rápida, isso pode ser bom, pois não enrola nos casos mas também ruim, pois você fica querendo mais.

As aventuras de Sherlock Holmes é composto por 12 contos narrados pelo grande amigo Watson, agora já um homem casado.

Não vou contar as histórias dos contos, mas posso te dizer que todos eles te prendem, alguns caso parecem mais fáceis de serem resolvidos e eu conseguia ficar imaginando o que tinha acontecido, outros casos Sherlock sabe o que aconteceu mas não consegue finalizar o caso como gostaria, alguns simplesmente parecem impossíveis e ele consegue descobrir tudo.

Não creio que seja mais lento para entender as coisas que qualquer outro. Contudo, sempre que estava na presença de Sherlock Holmes me sentia esmagado por um sentimento de inferioridade. Neste caso ouvira o mesmo que ele, vira o mesmo que ele e, no entanto, a julgar por suas palavras, ele via com clareza não só o que aconteceu, mas também o que ia acontecer, enquanto para mim tudo era confuso e sem sentido.

Alguns envolvem mortes, outros roubos, alguns o motivo é vergonha, mentiras, dinheiro, tem participação de um ganso, tem mulher passando a perna em Sherlock, noiva que foge, noivo que desaparece, patrões loucos, padrasto agressivo, a importância dos cabelos ruivos e outros. E todos os contos juntos deixam o livro ótimo!

Os contos presentes nesse livro são: Um escândalo na Boêmia; Um caso de identidade; A liga dos Cabeças Vermelhas; O mistério do vale Boscombe; As cinco sementes de laranja; O homem do lábio torcido; O carbúnculo azul; A faixa malhada; O polegar do engenheiro; O solteirão nobre; A coroa de berilos; As Faias Cor de Cobre.

Sei, caro Watson, que compartilha comigo a paixão por tudo o que é incomum e foge ao convencional e à rotina monótona da vida do dia a dia. Já demonstrou isso pelo entusiasmo com que narra e, se me permite dizer, abrilhanta de certo modo tantas de minhas pequenas aventuras.

Comentários aleatórios:

  • Sir Arthur Conan Doyle é (era) o cara!
  • Não consigo mais imaginar o Sherlock Holmes sem a cara do Robert Downey Jr.
  • Vai começar uma série dia 27/09 do Sherlock Holmes, se chama Elementary, mas o personagem Watson é uma mulher, OH GOD WHY???
  • Amanhã vou postar sobre uma HQ do Sherlock Holmes que estou lendo.
  • Vou postar sorteio desse livro no final de semana, só ainda não decidi se faço pelo face ou pelo twitter…
  • Essa edição da Martin Claret vem com uma introdução que fala sobre o livro, sobre o personagem Sherlock e sobre o autor Sir Arthur Conan Doyle.

Informações do livro:

  • Editora: Martin Claret
  • Autor:  Sir Arthur Conan Doyle
  • Número de páginas: 296
  • ISBN: 9798572324594

Sinopse:

Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) é o escritor britânico que criou o detetive mais famoso de todos os tempos — Sherlock Holmes —, o qual se tornou ícone de inteligência penetrante e de prodigioso poder de observação. Estudou medicina na Universidade de Edimburgo, onde teve como professor o dr. Joseph Bell, que se distinguia pela habilidade de deduzir dos mínimos detalhes as características físicas e psicológicas dos pacientes. Esse médico inspirou a Doyle boa parte da personalidade de Sherlock Holmes. As aventuras de Sherlock Holmes, obra publicada em 1892, é uma série de doze contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo dr. Watson, deslinda os mais intrincados e, por vezes, assustadores, mistérios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *