Livro – Confissões de um turista Profissional

Browse By

Oi galera, mais um resenha no ar, recebi esse livro da Editora Novo Conceito.

É um livro super rápido de ler, tem apenas 94 páginas. Ele é composto por várias crônicas  escritas por um turista profissional, Jota Pinto, que é o pseudônimo do autor, Kiko Nogueira, o tema é viagens em geral. É um livro leve e engraçado.

Na primeira história ficamos (pois eu não sabia, e acho que muita gente também não) sabendo que as prostitutas de Vila Mimosa, Rio, ganharam aulas de inglês com vista no aumento da demanda causado pelo pan. Na época a ministra Marta Suplicy dizia que uma de suas maiores bandeiras  seria o combate ao turismo sexual.  ”Então, como é que, no cartão-postal do país, as profissionais são treinadas para atender melhor?”

O livro aborda vários temas, além de turismo sexual, tem turismo de humilhação, os tipo de turistas, os viajantes, os mochileiros, os city tours e muito mais…

Em minha primeira viagem a Londres, briguei com minha namorada porque ela insistia em tomar um ônibus de dois andares para conhecer a cidade. Coisa mais brega. Que graça pode ter entrar em um monstro desses, com um monte de gente estranha, e um sujeito falando do Palácio de Buckingham e da rainha no microfone?

Eu concordo com essa parte, ehehe:

Porém, continuo firme na minha visão moderna e reformadora; a natureza é linda, ainda mais através da janela de um quarto com ar-condicionado e tevê de tela plana. Com o Amyr Klink e os documentários do Animal Planet e National Geographic, quem precisa ter essa relação promíscua com bichos, florestas, rios e insetos? Qual a graça de levar 20 dias para chegar a um lugar, cuja maior virtude é ser longe, armar sua barriquinha, tomar chuva, comer mal e, como diria a tia do Ananias, defecar e urinar no mato?

Agora chegando a época que todo mundo gosta de dar uma escapada, uma viajada, um passeio, aproveite, leia esse livro e prepare-se para aproveitar o melhor da sua viagem!

  • Editora: Novo Conceito
  • Autor: Kiko Nogueira
  • Número de páginas: 94
  • ISBN: 9788563219435
  • Onde ComprarSaraiva

Sinopse:

Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou.
Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá?
Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante.
Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão.
Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo…?”